Contemplados com o Prêmio Congresso em Foco na noite dessa quinta-feira (9), os líderes do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), e o da Minoria, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), afirmaram que este é um reconhecimento do importante papel exercido pela oposição no Parlamento. “Receber o prêmio como um dos melhores parlamentares da Câmara significa para nós que fazemos oposição, e para o PSDB, uma demonstração de que há espaço para exercer na democracia o papel de fiscalizar e cobrar o governo”, destacou Araújo.
Além de Bruno e Thame, os deputados Carlos Sampaio (SP) e Mara Gabrilli (SP) também foram premiados, assim como o deputado Marcus Pestana (MG), um dos destaques por sua atuação em defesa da Saúde. Ao todo, 51 parlamentares foram contemplados na cerimônia realizada no Unique Palace, em Brasília. Conforme a votação da internet, eles receberam troféus, placas e certificados, atestando o bom desempenho parlamentar, na avaliação dos jornalistas e do público. Participaram da primeira fase de votação 186 profissionais que acompanham as atividades do Congresso.
O líder tucano na Câmara dividiu o prêmio com toda a bancada do PSDB, que segundo ele tem ajudado o Brasil a monitorar o governo, trazer novas posições e questionar ações que não vêm sendo executadas com a devida qualidade. “Quero dizer que essa premiação é um estímulo para os que exercem o mandato com muito afinco para continuar nessa mesma luta”, afirmou o tucano, acompanhado por familiares.
Para Mendes Thame, a escolha dos melhores parlamentares pelos jornalistas e pelo voto dos internautas acaba contribuindo para realçar a necessidade do bom desempenho do Congresso Nacional para o fortalecimento da democracia. “Também significa o reconhecimento da função da Liderança da Minoria e das oposições, principalmente do PSDB, de exercer o seu papel de fiscalização”, completou.
Abaixo, o perfil do tucano Bruno Araújo (PE):
Nasceu em Recife, tem 40 anos e está em seu segundo mandato na Câmara. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Recife (UFPE) e doutorando em Ciências Jurídicas, foi deputado estadual antes de chegar à Câmara, em 2007. Na Assembleia Legislativa, atuou como líder do governo Jarbas Vasconcelos (PMDB). Como deputado federal, foi relator-geral de receita da proposta orçamentária de 2011 e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia. É líder do PSDB na Câmara. Contemplado com o Prêmio Congresso em Foco pela primeira vez.