Deflagrada nesta sexta-feira (04/03), a 24ª etapa da operação Lava Jato realiza mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista é alvo de um mandado de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos à Polícia Federal.
Lula é um dos principais beneficiários de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro com recursos desviados da Petrobras segundo a força tarefa da operação.
Há evidências de que o ex-presidente recebeu da empreiteira OAS, em 2014, pelo menos R$ 1 milhão sem justificativa lícita por meio de reformas e móveis no tríplex do Guarujá e no sítio de Atibaia. Também são investigados repasses da Odebrecht e do pecuarista José Carlos Bumlai que teriam feito pagamentos dissimulados ao ex-presidente.
Há outros envolvidos nessa 24ª da Lava Jato: o braço-direito de Lula e atual presidente do Instituto que leva o nome do ex-presidente, Paulo Okamoto; os filhos do ex-presidente, a mulher Marisa Letícia e os empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna.
Nessa 24ª da Lava Jato – denominada de “Aletheia” em referência à expressão grega que significa “busca da verdade” – foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva – quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Vamos acompanhar ao longo do dia os desdobramentos dessa operação.