PSDB – PE

Lula teria pressionado TCU a arquivar processo da compra de Pasadena

refinaria-pasadenaO colunista do jornal O Globo, Merval Pereira, revela na edição desta sexta-feira (25) que o ex-presidente Lula entrou em campo na tentativa de tirar da pauta do Tribunal de Contas da União o processo sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA), às vésperas de sua análise.

O TCU terminou por isentar o Conselho de Administração da Petrobras, presidido pela presidente Dilma Rousseff na ocasião da compra da refinaria, e condenou os diretores da estatal.

Segundo o colunista de O Globo, o ‘interlocutor’ de Lula junto ao TCU teria sido o advogado-geral da União, Luís Adams. A articulação, entretanto, esbarrou na iniciativa do relator do processo, ministro José Jorge, de publicar seu relatório na Internet no dia anterior à análise da Corte, fato que não justificara retirá-lo de pauta.

Além da interferência através do advogado-geral da União, o ministro do TCU, José Múcio Monteiro, ex-ministro da área política de Lula, teria se encontrado com o ex-presidente, a convite do petista, ocasião em que Lula demonstrou “especial preocupação com a repercussão do processo sobre a refinaria de Pasadena na campanha”.

dilma_rousseff_lula_reuters_ueslei_marcelino_03112010Outra tentativa de impedir a análise do processo pelo TCU foi articular um pedido de vista por parte de um dos conselheiros, no caso, Benjamim Zymler. Mas com avanço da votação em consonância com o relatório do ministro José Jorge, a análise prosseguiu. E a decisão do TCU de responsabilizar apenas os diretores da Petrobras teria sido bastante comemorada pelo Palácio do Planalto, segundo relata Merval Pereira.

O processo da compra da refinaria de Pasadena, entretanto, ainda segue etapas. Será aberta pelo TCU uma Tomada de Contas Especiais (TCE) para ouvir os demais envolvidos, no caso os integrantes do Conselho Administrativo da Petrobras, entre eles a presidente Dilma Rousseff.

Ver mais