
A pressão que o governo cubano está fazendo para que parentes dos profissionais do programa Mais Médicos voltem para Cuba começa a trazer repercussões. Nesta quarta-feira, a pedido do deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal vai convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre a posição do governo brasileiro a respeito deste assunto.
Na sexta-feira passada (13), o jornal Folha de S.Paulo publicou reportagem denunciando que a vice-ministra da Saúde de Cuba, Estela Cristina Morales, estaria ameaçando substituir os médicos participante do programa por outros já pré-selecionados, caso seus cônjuges e filhos não voltem para a ilha.
“Essa é uma medida autoritária e arbitrária do governo cubano, de querer afastar um profissional que vive em outro país de sua família. Precisamos saber qual a posição do governo brasileiro em relação a esse assunto e esperamos que o ministro das Relações Exteriores nos esclareça sobre isso”, afirmou Daniel Coelho, que complementou: “O governo brasileiro precisa ser enérgico. Se os parentes dos médicos estão no Brasil de forma legal, com visto, eles têm o direito de aqui permanecerem”.