PSDB – PE

Mais pobres são os maiores prejudicados com desastre da política econômica de Dilma

inflacaoOs brasileiros mais pobres são os principais prejudicados pelo desastre da política econômica da presidente afastada Dilma Rousseff. Apenas no mês de maio, o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), também conhecido como inflação da baixa renda, teve alta, passando de 0,69% em abril para 0,84% em maio. No ano, o indicador acumula alta de 4,69% e, em 12 meses, de 9,82%.

Segundo matéria publicada nesta segunda-feira (6) pelo portal G1, os itens que mais contribuíram para o aumento da inflação entre os menos favorecidos nesse período foram a eletricidade residencial, cigarros e a conta de telefone residencial.

A inflação para os mais pobres ficou acima da registrada para o conjunto da população, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR) – que atingiu 0,64% em maio e 9,15%, nos últimos 12 meses.

Dos grupos usados para o cálculo do IPC-C1, a habitação (-0,46% para 1,18%), despesas diversas (0,29% para 4,31%) e comunicação (0,04% para 0,22%) também apresentaram aumento na comparação com o mês de abril.

Clique aqui para ler a matéria no portal G1.

Ver mais