PSDB – PE

“Mais um 15 de março para entrar para a história”, por Duarte Nogueira

duarte_nogueiraExatamente 30 anos após a redemocratização, quando o primeiro presidente civil tomou posse após 21 anos de ditadura militar, os brasileiros tomaram as ruas novamente.  Milhões vestiram verde e amarelo, empunharam cartazes e tomaram a Paulista, as ruas de Copacabana, a Esplanada dos Ministérios, a Praia de Boa Viagem. Pelo Brasil, um espetáculo da democracia protagonizado por jovens e idosos, crianças, ricos e pobres, brancos, negros e amarelos, enfim, por brasileiros.

São Paulo deu exemplo. Levou mais de 1 milhão de pessoas às ruas para pedir Justiça, o fim da corrupção, para dar um basta a incompetência e à roubalheira petistas no governo federal. Ver o coração de São Paulo tomado pelo espírito democrático como nas manifestações das Diretas Já!, no início dos anos 80, só nos faz acreditar ainda mais no sonho de ver o Brasil transformado em um país próspero, livre e com justiça social. É para isso que trabalhamos diariamente.

Os atos que ocorreram em todo o país deixaram claro a força que tem o povo quando está unido em torno de objetivos comuns. A história nos dá exemplos, como o próprio movimento pelas Diretas Já! ou os “caras pintadas”, que lutaram com sucesso pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

Os brasileiros deram uma lição de democracia naqueles que tentaram, durante mais de uma semana, nos rotular negativamente, que apostaram na divisão maniqueísta dos brasileiros, que jogaram todas as suas fichas na tentativa de desmoralizar os paulistas, em especial, tachando-nos de ricos, burgueses, direitistas, elite branca, como se no Brasil ser qualquer dessas coisas fosse ilegal ou imoral. Não é. Mas também não nos representa.

Ricos e pobres , negros e brancos têm os mesmos direitos de se indignar, protestar, de gritar. Mas para o PT, servem apenas como massa de manobra no período eleitoral ou como comparsas em esquemas de corrupção que, por uma coincidência qualquer, foram montados entre o partido, aliados e as maiores empreiteiras do país.

A luta deve continuar. E o PSDB estará alinhado àqueles que sonham e lutam, que não perderam a indignação, que amam o Brasil e querem fazer dele um lugar melhor para as futuras gerações. É por elas que nos manteremos firmes, unidos e abertos aos ecos da democracia. Contem conosco porque o Brasil conta com todos nós!

* Duarte Nogueira é presidente do PSDB-SP. Do portal do PSDB-SP

Ver mais