Brasília – No dia 18 de maio, o PSDB realiza, em Brasília, o 8º Encontro Nacional das Mulheres do partido. O evento irá eleger novos nomes para compor o quadro da Executiva Nacional do PSDB Mulher para os próximos dois anos.
Na ocasião, cidadãos de todo o país serão homenageados com a Medalha Ruth Cardoso. A láurea é concedida a pessoas ou entidades que tenham trabalhado em prol da defesa dos direitos femininos, no combate à discriminação e às desigualdades de gênero. As indicações são feitas pelos filiados do PSDB. Uma comissão formada pela presidente do secretariado da mulher e quatro integrantes do PSDB local, selecionam um nome de cada estado. As indicações das agraciadas deverão ocorrer até 31 de março.
“Essa condecoração quer premiar as boas ações e estimular para que novos projetos surjam com propostas ligadas à luta e aos direitos da mulher”, destaca Thelma.
Ela lembra que foi no governo Fernando Henrique Cardoso que as primeiras políticas voltadas ao gênero surgiram, a exemplo da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. “Dona Ruth Cardoso sempre batalhou pela igualdade de direitos e oportunidades. Essa medalha busca resgatar a memória dessa figura tão importante para os direitos humanos no país”, disse.
A outorga da “Medalha Ruth Cardoso” acontece bianualmente, no mês de maio, sempre coincidindo com a comemoração do aniversário de criação do PSDB-Mulher. Este ano, a comenda será realizada no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília às 16h.
Ruth Cardoso – doutora em antropologia, a professora Ruth Cardoso, foi pioneira no reconhecimento dos movimentos sociais ligados a questões de gênero, orientação sexual ou étnico-racial. Esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Ruth fundou e presidiu diversos programas para promover e fortalecer o voluntariado, como o Comunidade Solidária, atual Comunitas, o Alfabetização Solidária e o Capacitação Solidária. A medalha tornou-se uma forma de homenagear personalidades e entidades que se destacaram na luta pelos direitos da mulher.