
“Nós temos que olhar para frente, identificando quais os programas e projetos prioritários de cada Estado e município brasileiro”, disse o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), após reunião de trabalho neste sábado (4) em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
Em sua primeira visita oficial ao Estado, o ministro se reuniu com o prefeito Elias Gomes (PSDB-PE) e com parte do secretariado municipal para tratar de diversas obras na cidade em parceria com o Governo Federal e fazer o diagnóstico daquelas que são prioritárias. Projetos importantes nas áreas de habitação e regularização fundiária estiveram na pauta.
O ministro informou que, no momento, está levantando as prioridades dos estados e municípios só então definir novos investimentos e a continuidade de projetos em andamento. O ministro elogiou o planejamento da gestão do prefeito Elias Gomes, ressaltando que fica “bem acima da média nacional”.
“Podemos dizer que o prefeito Elias Gomes fez o dever de casa. Infelizmente, não poderemos atender tudo, mas toda sua equipe programou obras com um nível de planejamento com muito mais alternativas, acima do nível nacional. Vamos dar atenção a questões como a regularização fundiária, para que as famílias do Jaboatão possam ter títulos de posse, possam ter oficialmente o seu “canto” na cidade”, frisou.
O projeto de regularização fundiária no Monte dos Guararapes foi o que chamou a atenção do ministro. Há um projeto piloto do município em discussão entre órgãos como a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Iphan e o Exército. Também foram discutidas ações planejadas e em andamento sobre contenção de morros, projetos habitacionais e de macrodrenagem, entre eles: a conclusão da urbanização integrada de Aritana e a liberação de recursos para os habitacionais Pedro Henrique, próximo à Lagoa Olho D’água, Selma Bandeiras, em Dom Helder, e Batalha dos Guararapes, em Muribeca.
*Com informações da Ascom da Prefeitura de Jaboatão