Acompanhado dos ministros pernambucanos Mendonça Filho (Educação), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) e Raul Jungmann (Defesa), o ministro das Cidades, deputado federal licenciado Bruno Araújo (PSDB-PE), entregou nesta segunda-feira (28), em Caruaru, 2.404 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Faixa 1.
No total, 9.616 pessoas foram beneficiadas na região. As moradias integram o Residencial Luiz Bezerra Torres, torres I e II, cujo custo do investimento do governo federal é R$ 151.452.000,00.
Bruno Araújo saudou os colegas e enalteceu o trabalho de cada um em suas respectivas pastas. O tucano agradeceu à Caixa Econômica Federal, pela parceria nos empreendimentos, e reiterou a importância dos débitos quitados. “Esta é uma obra toda paga e, como essa, são mais de 500 mil unidades no Brasil”, afirmou.
Segundo o ministro das Cidades, a mulher é a verdadeira chefe de família, quem cuida do lar, com mais autoridade e prosseguiu: “Para dar demonstração da nossa confiança em quem cuida dessa casa, quem não deixa vender, quem não deixa alugar, sabe qual foi a solução que adotamos? Na escritura do Minha Casa, Minha Vida, a mulher que é a dona do empreendimento.”
O ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, elogiou o empreendimento e destacou não se tratar “simplesmente a entrega de um conjunto habitacional mas de uma verdadeira cidade dentro da cidade, com quase 10 mil pessoas atendidas”, observou.
Para Mendonça Filho, tudo isso mostra a dinâmica do trabalho de Bruno Araújo em defesa de uma das políticas públicas mais relevantes que um estado brasileiro pode promover. “A que gera a oportunidade de acesso à habitação.”
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), também comentou o empreendimento entregue pelo ministro das Cidades: “Mais do que tijolo e pedra estamos entregando sonhos. Aqui vai funcionar escola, creche, posto de saúde, centro de assistência social e uma mini prefeitura.”
Uma das agraciadas, Cláudia Maria da Silva, de 36 anos, vendedora de marmitas, vai morar na casa nova com os dois filhos: Pedro, de 17 anos e Vitor, de 15 . “Pagava R$ 350 reais de aluguel. Sair do aluguel e viver no que é meu é ter uma nova chance de criar os filhos”, comemorou.
Presenças – A solenidade contou com a presença de inúmeras lideranças políticas, mais de 50 prefeitos da região, deputados estaduais, federais, os senadores Armando Monteiro Neto e Fernando Bezerra Coelho e os ex-governadores João Lyra e Joaquim Francisco, ambos do PSDB-PE.