PSDB – PE

Missão da CAF faz visita técnica a Jaboatão para fechar empréstimo à gestão do município

“Jaboatão saiu da descrença para um processo de evolução contínua, crescente, que esperamos não ter atropelos… Este acordo (com a CAF) representa abrir as portas de Jaboatão para o mundo. E este será primeiro, mas não o único. Nós temos, na gestão, de ter compromisso com o futuro”, prefeito Elias Gomes

 

Foto: Ascom/Prefeitura de Jaboatão
Foto: Ascom/Prefeitura de Jaboatão

Uma manhã de apresentação e discussão dos projetos e ações contemplados no Programa de Mobilidade Urbana e Reurbanização da Orla do Jaboatão dos Guararapes, no auditório do Hotel Barramares, em Piedade, seguida de visitas, à tarde, a locais de algumas das intervenções previstas, com inspeção a obras de contrapartida já em execução pela Prefeitura.

Dessa forma, com uma programação bem corrida, a Corporação Andina de Fomento (CAF) iniciou, nesta segunda-feira (7), uma visita técnica ao município de Jaboatão dos Guararapes, visando avaliar o empréstimo externo que a Gestão Municipal negocia junto à instituição, no valor de US$ 57 milhões (mais de R$ 200 milhões).

Esta é a primeira operação de crédito externo negociado por Jaboatão em toda a sua história. A autorização já foi dada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento e Gestão, restando agora o crivo do Senado Federal. As ações, dentro do plano de planejamento estratégico Jaboatão do Futuro, englobam uma série de intervenções de mobilidade urbana, drenagem, desenvolvimento urbano e reurbanização da orla do município, inclusive com o projeto do Parque Linear.

A expectativa da própria CAF, conforme afirmou o presidente da representação brasileira da instituição, Victor Rico, que chefia a missão técnica, é que o contrato possa ser assinado em julho, com liberação imediata de parte dos recursos (20%).

“Compreendemos que esta é a primeira operação deste tipo negociada pelo município, mas avaliamos que a equipe de planejamento de Jaboatão é muito boa, o que nos dá muita confiança. Acredito até que as intervenções, previstas para quatro anos (dentro planejamento estratégico Jaboatão 2020), possam ser realizadas num tempo menor”, disse Victor Rico, em entrevista após a reunião da manhã.

JABOATÃO DO FUTURO – Presente em parte da reunião o prefeito Elias Gomes (PSDB-PE) considerou que a visita é o “ponto culminante” da série de tratativas que a Gestão Municipal vem realizando com o órgão, após etapas burocráticas junto ao Governo Federal, sem contar o cenário difícil da política econômica nacional. Também lembrou o histórico problemático que marcou o município, no passado, para defender a importância de um planejamento permanente nas gestões.

“Jaboatão saiu da descrença para um processo de evolução contínua, crescente, que esperamos não ter atropelos… Este acordo (com a CAF) representa abrir as portas de Jaboatão para o mundo. E este será primeiro, mas não o único. Nós temos, na gestão, de ter compromisso com o futuro”, disse.

PARQUE LINEAR – Além do chefe da representação brasileira, a missão da CAF, instituição do Banco de Desenvolvimento da América Latina, com sede em Caracas, Venezuela, é integrada por sete especialistas em áreas como mobilidade urbana, drenagem e saneamento, questão ambiental e desenvolvimento urbano. À tarde, a equipe visitou áreas da orla de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, contempladas no planejamento do Parque Linear.

Trata-se da continuação do projeto da engorda, realizado com sucesso em 2013, e prevê maior valorização e qualidade de vida na área, com construção de calçadão, pista de cooper, ciclovias, quadras, praças áreas de lazer e pavimentação das vias de acesso, além de serviços de iluminação e arborização, entre outros.

A equipe também visitou as obras de macrodrenagem dos canais Garapeira e Rio das Velhas (algumas das contrapartidas), que começam no Monte dos Guararapes, cortam a Avenida Guararapes (ruas Prata e Sete de Setembro), atravessam trecho da BR-101 e deságuam no Rio Jaboatão. Nesta terça (8), a partir das 9h, terá nova reunião de trabalho, no hotel Barramares, com secretários e técnicos da Prefeitura, à frente as secretárias Mirtes Cordeiro (Planejamento e Fazenda) e Teresa Falangola (Executiva de Planejamento, Coordenação e Avaliação).

*Informações da Ascom/ Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Ver mais