PSDB – PE

"Mobilidade é uma bandeira de quem quer mudar o Brasil", defende Guerra

itvPernambuco – O primeiro “Seminário Nacional Realidade e Futuro das Cidades Brasileiras“, promovido pelo Instituto Teotônio Vilela,  será realizado nesta quarta-feira (18) com o painel “Mobilidade Urbana no Brasil: Políticas Públicas e Perspectivas”. Sob à coordenação do presidente nacional do ITV, deputado federal Sérgio Guerra, o debate terá vários palestrantes, entre eles o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende.

Prefeitos e ex-prefeitos do PSDB ministrarão palestras sobre as experiências adotadas em seus governos. Foram escalados o ex-prefeito de Vitória (ES) Luiz Paulo Vellozo Lucas e os atuais prefeitos de Manaus (AM), Arthur Virgílio; de Belém (PA), Zenaldo Coutinho; de Teresina (PI), Firmino Filho e de Maceió (AL), Rui Palmeira.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, coordenará a mesa “Planejamento e Financiamento dos Investimentos em Mobilidade Urbana: o desafio das grandes cidades“.

Em entrevista à rádio JC News (áudio AQUI), nesta segunda-feira (16), o presidente do ITV, deputado Sérgio Guerra, falou sobre o encontro e destacou que a mobilidade urbana será uma forte bandeira do PSDB porque “é uma bandeira de quem quer melhorar o Brasil”. O encontro acontece no plenário 3 do Senado Federal a partir das 14 horas.

SEMINÁRIO NACIONAL

“Vamos discutir as principais cidades brasileiras . Haverá encontros em várias capitais. Vamos ouvir especialistas de várias áreas, como a da mobilidade urbana, para saber quais seriam as estratégias condizentes com o tamanho do Brasil  e introduzir o PSDB na discussão que o partido vai fazer fortemente a partir de agora. Esse é o primeiro seminário, outros virão, que abordará uma questão há muito tempo subestimada e que, agora, só passa a ser prioridade por parte do governo por conta da crise. A mobilidade urbana é a bandeira de quem quer melhorar o Brasil e o PSDB está entre eles”.

MOBILIDADE E ECONOMIA

“As principais cidades passaram a concentrar o principal da economia e da população e tornaram o Brasil de hoje um País diferente do de 20 anos atrás: muito mais urbano. E na hora que a mobilidade não se dá, há reflexos na economia. Se ambas não se movem a população tende a empobrecer. Quanto maior a urbanização e menor a mobilidade, a pobreza chega num prazo menor. Por isso é fundamental que o Brasil invista urgentemente na questão da mobilidade”.

FALTA DE PLANEJAMENTO

“Falta muito no Brasil planejamento no setor de mobilidade. Para a Copa, por exemplo, várias obras foram implementadas mas atendem muito mais aos interesses dos que vieram para cá lucrar com a Copa do Mundo. Promover as cidades nas quais as obras serão instaladas é uma grande mentira. Estou convencido de que a desordem no planejamento das cidades brasileiras é uma marca dos últimos 20 anos da vida pública brasileira”.

A PRIORIDADE É O TRANSPORTE DE MASSA

“Tem de haver uma estratégia de descentralização no sentido de distribuir mais a economia e para que isso resulte em alguma coisa tem de ter transporte de massa. É preciso priorizar o transporte de massa. Eu prefiro o investimento na ferrovia ao investimento na rodovia. O investimento no metrô ao investimento em ônibus”.

‘PALAVRAS NO DESERTO’

“Isso é uma grande demagogia (referindo-se ao projeto de construção de uma linha férrea  ligando todo o litoral do Nordeste). A Transnordestina até hoje está parada, uma obra que foi anunciada há mais de 20 anos. Quer dizer, anunciar uma outra obra para o litoral sem concluir a que já começou é plantar palavras no deserto. Não tem realidade. Vamos concluir o que já estamos fazendo ao invés de fazer o que seguramente não temos conclusão de concluir”.

* Notícias do PSDB-PE também no Facebook e Twiitter

 

Ver mais