Reportagem do Diario de Pernambuco desta quinta-feira (11/05) informa que cresceu o movimento de cargas no Porto do Recife. Entre janeiro e abril deste ano, na comparação com o mesmo período em 2016, o crescimento foi 72% (630 mil toneladas transportadas).
A direção Comercial e de Operações do Porto informou que a alta se deu principalmente em relação ao milho e à barrilha, uma matéria-prima utilizada principalmente pelas indústrias do setor de vidro. Foram mais de 364 mil toneladas dos dois produtos importados nos primeiros meses de 2017.
Produtos como fertilizantes, malte de cevada e trigo também tiveram aumento em sua demanda. Outro item que incrementou a movimentação de cargas foi o açúcar. Sua exportação teve um crescimento de 143%.
Nesta quarta-feira (10/05), o presidente Michel Temer assinou o decreto que busca desburocratizar e flexibilizar operações, concessões e arrendamento de portos brasileiros. Pelo decreto, os processos de autorizações para investimentos em portos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) devem ser desburocratizados, atendendo reivindicações de empresários do setor.
* Para ler matéria do DP na íntegra clique aqui