PSDB – PE

“Não enfrentaremos a violência sem o protagonismo dos municípios”, defende Elias em encontro com Alckmin

Elias Gomes: “Os municípios precisam mobilizar a sociedade e gerar a consciência de que sem a prevenção não criaremos uma cultura de paz”

 

Durante o encontro do PSDB de Pernambuco com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em sua passagem pelo Recife (19 e 20/11), um tema de alcance nacional predominou no debate: a questão da segurança pública. Prioridade em qualquer projeto para o país, na avaliação do governador, essa tem sido uma área onde a gestão Alckmin vem avançando positivamente. Segundo relatou o tucano, em 2000, São Paulo registrava 13 mil pessoas assassinadas por ano. Graças ao seu governo, esse contingente caiu para 3.600 no ano passado e em 2017 deve ser ainda menor de acordo com o governador.

“Estamos com 8 homicídios para 100 mil habitantes/ano e eu gostaria de destacar que o problema da violência guarda uma forte relação com o desemprego. Está provado em estudos. Por isso temos que ter uma agenda de competitividade para retomar a economia do Brasil e melhorar a questão da segurança”, ressaltou Alckmin.

Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB-PE) abordou o tema da segurança pública durante o encontro com governador Geraldo Alckmin, trazendo sua experiência de gestão na área que, entre outras iniciativas, implantou o primeiro programa de polícia interativa do Nordeste, o “Segurança Amiga”.

“Essa é uma questão que me mobiliza há algum tempo. O ‘Segurança Amiga’ era um programa conveniado com o Estado que envolvia as policias civil e militar e a guarda municipal.  À época (1996), havia um bairro com pouco mais de 20 mil habitantes com índices de homicídios comparados à baixada fluminense. Este programa, que abordava a prevenção, o controle social e a polícia integrada, nos levou a ficarmos um ano sem homicídios nessa região. Por isso eu digo e repito: não vamos enfrentar a questão da violência sem o protagonismo dos municípios. Passou a época de dizer o problema é teu”, frisou Elias.

Ainda na área de segurança, uma questão que o ex-prefeito Elias Gomes enxerga como “muito grave” é a falta do controle social das polícias. “Há controle social na saúde, na educação, e a polícia se considera intocável. Sem a sociedade não vamos muito além. Os municípios precisam mobilizar a sociedade, criar um grande voluntariado, e gerar a consciência de que sem a prevenção não criaremos uma cultura de paz”, defendeu o tucano.

Ver mais