PSDB – PE

Não foi por falta de aviso que estourou o escândalo da Petrobras, o “maior da história”, segundo o TCU

petrobras-Vanessa-Carvalho-AE-e1397660526448Não foi por falta de aviso. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, revela, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quarta (12), que avisou pessoalmente o governo federal sobre as irregularidades na Petrobras, classificadas pelo TCU como “o maior escândalo da história”.

Mas os alertas do Tribunal não foram ouvidos, embora venham sendo feitos desde 2010. Neste ano, inclusive, o Tribunal listou as obras da Refinaria Abreu e Lima (PE) e Comperj (RJ) entre as impedidas de receber recursos federais por conta das irregularidades.

O aviso teria sido dado à ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann e reforçado através das conclusões dos relatórios de auditoria, que também foram enviados a outros órgãos de controle. Gleisi Hoffman negou que tenha tratado com o presidente do TCU sobre irregularidades na Petrobras.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (11), Nardes informou que os desvios apurados pelo TCU já passam de R$ 3 bilhões nos contratos assinados pela petrolífera para a aquisição de empresas, bens ou a construção de novas unidades.

Ver mais