PSDB – PE

Nilson Leitão defende punições para políticos que não cumprirem promessas eleitorais

Nilson-Leitao-Foto-George-Gianni-PSDB-1-300x200O ano de 2016 foi marcado por crises em diversos setores, inclusive na política. Diante do grave quadro, mudanças foram estabelecidas e a exigência por reformas aumentou. Uma das mais debatidas é a reforma política. Em paralelo a ela, tramitam diversas propostas no Congresso Nacional que mudam algumas regras eleitorais.

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) é autor de dois desses projetos. Um deles é o Projeto de Lei (PL) 6260/2016, que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais em todo o período eleitoral. O parlamentar justificou que divergências entre os dados apontados em algumas pesquisas eleitorais e o resultado das urnas têm sido constatadas com grande frequência nos últimos pleitos.

Nilson Leitão também defende, por meio do PL 4523/2016, que candidatos eleitos no Brasil possam ser punidos caso não cumpram as promessas feitas durante as campanhas eleitorais.

“Na área eleitoral, eu entrei com o fim das pesquisas eleitorais durante o período de campanha e com o fim da contratação de cabos eleitorais. É preciso reduzir o custeio das campanhas devido a um sistema também de financiamento, que é muito importante para isso e, também, além do estelionato eleitoral, onde o político que promete em campanha e não cumpre, ele tem que ser penalizado, inclusive, com cadeia”, afirmou.

O parlamentar tucano espera que as reformas que o Brasil necessita sejam votadas pelo Congresso ainda no primeiro semestre de 2017.

“Esperamos que [o Congresso] possa dar celeridade. O ano que vem é um ano em que precisamos colocar em prática todas as reformas até o primeiro semestre. Se isso não ocorrer até o primeiro semestre, fatalmente, não ocorrerá depois.”

As duas propostas já estão prontas para votação pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Ver mais