O novo líder do PSDB na Câmara será o deputado Nilson Leitão (MT), aclamado pela bancada para suceder Ricardo Tripoli (SP) a partir de 1º de fevereiro. Atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o tucano exerce seu segundo mandato como deputado federal. Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Sinop (MT) entre 2001 e 2008. Coordenará a quarta maior bancada da Câmara, com 46 deputados em exercício.
Leitão consolidou sua vida pública em defesa do desenvolvimento sustentável da agropecuária e na redução de conflitos no campo. Eleito deputado federal em 2011, sempre esteve envolvido nos grandes debates, especialmente sobre o que chama de “ecologicamente correto e economicamente viável”, tendo ainda participação destacada no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no ano passado.
Liderou a oposição na Câmara em 2013 e exerceu a função de 1º vice-líder da bancada do PSDB em 2015. É filiado ao partido desde 1992. Além disso, presidiu o PSDB-MT, onde conquistou uma série de adesões em seis anos. O número de prefeitos filiados à legenda, por exemplo, saltou de três para 39.
Reproduzir
Membro de 12 comissões na Câmara dos Deputados, entre os projetos que apresentou destacam-se o que cria o Agente Comunitário da Terra, para levar assistência técnica rural aos pequenos produtores e assentados, e o que atualiza a Legislação Trabalhista Rural.
Sua postura combativa garantiu presença positiva em diversos rankings como o do Progresso (Revista Veja), Cabeças do Congresso (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP) e no dos Parlamentares mais Influentes nas Redes Sociais (levantamento realizado pela Medialogue).
(Da assessoria da Liderança do PSDB na Câmara, com edições)