Da Assessoria de Imprensa do Candidato
Insatisfeitos com a desvalorização da cultura popular na cidade, representantes de vários segmentos artísticos foram à Praça Marcos Freire, em Ponte dos Carvalhos, quinta-feira, para realizar um manifesto de apoio em favor do tucano Betinho Gomes (PSDB). A classe criticou a estagnação do movimento e a desvalorização das expressões artísticas locais em detrimento da cultura de massa de outros estados. “É como se estivéssemos sentados em um banco de praça esperando uma nuvem negra passar”, comparou o multiartista e imortal Ivan Marinho.
Ainda de acordo com Ivan, os artistas estariam sendo impedidos de expressar a sua posição política. ”Estamos presenciando o fim de uma cultura de perseguição que faz com que vários artistas não possam estar aqui. Queremos ver a cidade revestida de arte com a valorização dos nossos artistas locais”, completou.
Entre os tópicos do documento assinado por Betinho, estão a criação de um fundo municipal de cultura e de editais de prêmios, além de feiras e rodadas de negócio e a transformação das praças em locais de convívio e de práticas culturais. “Uma cidade como o Cabo, com todo o seu multiculturalismo, não pode viver somente de cultura de massa. Vamos democratizar o acesso à cultura, fazendo dessa cidade, um local onde as pessoas possam conhecer e contar a própria história. Para isso pretendemos resgatar o Conselho Municipal de Cultura e trabalhar em parceria com artistas locais”, garantiu.