
Numa agenda coletiva pelo Agreste dos pré-candidatos da Frente das Oposições “Pernambuco Vai Mudar”, nesta sexta-feira (27/07), o presidente do PSDB-PE, deputado federal Bruno Araújo, destacou que o grupo carrega experiências importantes que, somadas, darão um “novo caminho” para o Estado.
Ao lado de Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), o tucano participou do Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais e Prefeituras, em Gravatá.
“Somaremos nossas experiências e será uma imensa satisfação compartilharmos tudo isso para pensarmos juntos um novo Estado. Quando falamos, por exemplo, sobre Segurança Pública, que aflige de modo especial a população pernambucana, essa questão não está desconectada de experiências como a que Mendonça viveu como ministro da Educação na prevenção de jovens para evitar lá na frente problemas de violência. Ou de pensarmos sobre nosso projeto de habitação que protejam o policial pernambucano. Enfim, temos um conjunto de propostas que o senador Armando vai apresentar aos pernambucanos fruto de um debate democrático”, disse Bruno em discurso.
O presidente do PSDB-PE citou alguns projetos que comandou à frente do Ministério das Cidades como o Minha Casa, Minha Vida – que permitiu a dezenas de municípios pernambucanos iniciar a construção de casas em áreas rural e urbana – e o Programa de Regularização Fundiária que concedeu milhares de escrituras públicas residenciais. “Todas essas experiências se somarão a um programa de governo que Armando Monteiro apresentará aos pernambucanos”.
Bruno Araújo destacou que o Congresso da UVP é um dos fóruns mais importantes para o debate em torno de um novo projeto para Pernambuco porque tem “a representação direta da sociedade pernambucana, a primeira representação do voto que carrega o anseio do povo”.
“Vamos ter semanas pela frente para, junto de vocês, par pensarmos Pernambuco e o país, deixando de lado o rancor e o ódio e pensando apenas no que é mais importante: a entrega de um novo projeto para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os principais atores políticos dessa eleição são também vocês, vereadores e a vereadoras”, disse.
Gabinete especial
Durante o Congresso, o pré-candidato Armando Monteiro destacou que pretende criar um gabinete especial, inserido na estrutura da Casa Civil, para colher as demandas dos vereadores. “Hoje os vereadores nem sequer são atendidos. Precisam ir com um prefeito ou um deputado. A ideia é que possamos dar ao governante a oportunidade de conhecer melhor o cotidiano dos municípios. Vamos dar ao vereador a atenção que ele merece”, salientou.
O deputado federal Mendonça Filho também ressaltou a importância do vereador para a democracia. “Nós temos um projeto de interação com os municípios. E os vereadores são essenciais nessa interação direta”.