É a repetição sistemática das caricaturas e piadas depreciativas das características e peculiaridade do negro — sobretudo o corpo e o cabelo, principais símbolos da nossa identidade — que fixam o racismo no inconsciente coletivo, tornando impossível a superação desse que é um traço lamentável da humanidade.
Esse é a lógica que torna deplorável a presença apontada como “rústica e moderna” de uma esponja no formato de um negro com cabelo afro, na cozinha da nova edição do Big Brother, da Rede globo de Televisão.
O utensílio foi apresentado ao público durante o programa Mais Você da última terça-feira (19/1), e gerou um justificável debate na internet.
É lamentável a materialização e exibição da chacota do “cabelo bombril”, que ofende a comunidade negra desde os nossos primeiros anos escolares.
Nós do Tucanafro repudiamos com veemência o ocorrido, e solicitamos a remoção desse polêmico utensílio e o olhar mais atento da produção do programa, para que seja — nessa edição — um caso isolado de embaraço e preconceito.