Ao dar transparência absoluta a todos os investimentos em comunicação realizados pelo Estado desde 2003, o Governo do Estado dá hoje mais uma demonstração de respeito a Minas e aos mineiros.
Até agora, o governo vinha cumprindo a legislação que regulamenta o setor e apresentando os investimentos realizados em publicidade da mesma forma que a maioria dos estados brasileiros.
Nos últimos meses foi, feito um grande trabalho junto a cerca de 500 mil documentos arquivados para que o governo conseguisse colocar no ar o site que reúne as informações relativas a todos os investimentos realizados nos últimos 12 anos. Trata-se do site mais transparente e de mais fácil acesso entre todos os estados brasileiros.
O sistema lançado hoje permite a qualquer cidadão conhecer facilmente os valores e critérios utilizados para investimento em todos os veículos de comunicação do Estado.
No novo sistema, graças ao trabalho feito, a partir de agora, qualquer cidadão poderá acompanharonline, os investimentos feitos pelo Estado no setor, na medida em que forem sendo realizados.
Ética:
Desde 2003, no início do governo Aécio Neves, o Estado utiliza critérios técnicos para definir seus investimentos em publicidade como forma de evitar privilégios ou discriminações. A correção do governo foi reconhecida oficialmente pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais – SERT/MG (veja documento do SERT/MG, em anexo).
A transparência nos critérios deixa claro que os investimentos sempre obedeceram a critérios técnicos de audiência, circulação e perfil de ouvintes ou leitores, não tendo nunca havido nenhum tipo de benefício a qualquer veículo do Estado. (veja a íntegra da nota do Governo de Minas)
Em respeito aos mineiros, por exemplo, o Governo de Minas nunca usou recursos públicos para financiar a implantação de blogs e sites de sustentação política ao governo ou ao PSDB.
Mais uma calúnia do PT:
A transparência do Governo de Minas comprova mais uma calúnia inventada contra o senador Aécio Neves por lideranças do PT, no caso, a de que o Governo do Estado teria beneficiado os quatro veículos de comunicação nos investimentos publicitários realizados pelo Estado – uma emissora de rádio da Capital e duas emissoras de rádio e um semanário do interior, pertencentes à sua família muitos anos antes de ele se eleger governador (a Rádio São João del Rei, por exemplo, pertencia ao presidente Tancredo Neves).
Apesar da correção de todos os procedimentos, para evitar a exploração política da falsa acusação feita pelo PT em 2011, esses veículos pediram a sua retirada do cadastro da Sub-Secretaria de Comunicação do Governo de Minas, e, desde então, os mesmos não receberam nenhum investimento publicitário do governo e das empresas estaduais.
O PSDB consultou os dados disponibilizados pela Sub-Secom:
1. Comparação entre as duas emissoras de rádio de São João del Rei pertencentes a familiares do senador Aécio (marcadas com asteriscos), duas outras emissoras concorrentes na cidade, e duas emissoras de outras cidades do interior pertencentes a adversários políticos do PSDB, no caso o ex-Senador Hélio Costa (Rádio Sucesso FM) e o ex-deputado Antônio Júlio (Rádio Espacial):
2. Comparação entre o Jornal Gazeta de São João Del Rei, pertencente a familiares do senador (marcado com asterisco), outro concorrente na mesma cidade e semanário de outra cidade:
3. Comparação entre os investimentos recebidos pelas 10 principais emissoras de rádio de Belo Horizonte: a Rádio Jovem Pan-BH (Rádio Arco Íris) pertencente a familiares do senador Aécio Neves, ocupava, no período, o primeiro lugar no segmento de programação jovem e a 5ª posição, na média, do ranking geral de audiência (Ibope) no período.
Os dados disponibilizados deixam clara a correção com que o Governo de Minas atuou em todo o período.
O PSDB lamenta que o Governo do Estado não tenha conseguido disponibilizar essas informações antes do período eleitoral, o que teria desmascarado a mais uma das mentiras inventadas e espalhadas pelo PT contra o senador Aécio Neves.
Em todo o país, veículos de comunicação, rádios, TVs e jornais pertencentes a ex-presidentes da República, ministros de Estado, governadores e parlamentares recebem normalmente verbas de publicidade dos governos federal, estaduais e municipais.
Carta Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais – SERT/MG:
* Do PSDB MG