PSDB – PE

Nove anos depois, o Brasil volta a fechar vagas de emprego

emprego300x227Pernambuco – Desde 2003 não acontecia. Mas julho deste ano trouxe de volta o fechamento de vagas formais de emprego em nove regiões metropolitanas do Brasil: Salvador, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A região Nordeste foi penalizada com o fechamento de 8.600 vagas.

O período também registra o pior resultado na geração de empregos com carteira assinada, segundo reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira (22).  O tema está na análise do dia do Instituto Teotônio Vilela.

Só o setor agrícola ajudou no crescimento do emprego em julho. Mas também apresentou queda de 24% nas contratações. Em todos os demais setores, a queda foi de 93% no comércio, 80% na construção civil e 71% em indústria e serviços.

Na avaliação do Instituto Teotônio Vilela – órgão de estudos e formação política do PSDB – “a geração de empregos perde força porque há uma economia em desaceleração, indicando que os bons ventos ficaram, definitivamente, para trás”. O ITV considera que o governo do PT “cantou vitória muito antes da hora e quem perdeu foram os trabalhadores”.

Especialistas ouvidos pela Folha atribuem a queda na criação de novos postos de trabalho à “falta de confiança na recuperação da economia brasileira”. E, pessimistas, vislumbram o aumento de demissões caso não haja sinal de retomada da economia.

* Acompanhe o PSDB-PE nas redes sociais:

 

 

 

 

Ver mais