Ao anunciar a desfiliação partidária do ministro licenciado Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer para o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou nesta terça-feira (7/2) que o partido espera que o próximo ministro da Justiça esteja à altura dos desafios impostos pelo aumento da criminalidade no país.
“Vamos aguardar que o presidente da República possa fazer uma indicação à altura dos enormes desafios dessa área, em especial no que diz respeito ao enfrentamento da crise de segurança pública que assola grande parte do Brasil. Esperamos que o presidente da República continue a ter no Ministério da Justiça alguém da importância, do conhecimento da matéria que teve o ministro Alexandre de Moraes”, destacou o senador Aécio Neves, em entrevista coletiva no Senado.
O presidente do PSDB afirmou que Alexandre de Moraes entregou o pedido de desfiliação do partido na manhã desta terça-feira, conforme determina a Constituição, já que ministros do STF não podem manter filiação partidária. Para assumir a vaga aberta com a morte do ministro Teori Zavascki, Alexandre de Moraes precisa antes ser aprovado em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois no plenário do Senado.