O jornal O Estado de S. Paulo destaca o processo de decadência enfrentado pelo Partido dos Trabalhadores em todo o Brasil em editorial publicado nesta terça-feira (2). Intitulado “O PT se desmancha”, o texto afirma que a legenda “está acabando” ao ressaltar o fracasso que foi o Processo de Eleições Diretas (PED) feito pela sigla no último dia 9.
De acordo com a publicação, em aproximadamente 1.120 cidades, quase 30% dos 4,1 mil municípios onde o partido se diz organizado, os petistas não conseguiram sequer criar uma chapa de 20 filiados para compor o novo diretório municipal.
O texto do Estadão salienta que os números ruins confirmam a tendência apresentada ao PT nas eleições municipais do ano passado, quando o número de cidades comandadas pela legenda despencou de 630 para 256.
No editorial, o Estadão também fala sobre os escândalos de corrupção que levaram à prisão de diversos líderes petistas. Segundo a publicação, tais episódios “começaram no primeiro mandato de Lula e não pararam mais”. O artigo ainda diz que o PT segue se fazendo de vítima diante das acusações, colocando a culpa nos outros.
“Politicamente encurralado numa situação adversa que só tende a piorar, o PT apela para o quanto pior, melhor, nas palavras e nos atos”, observa o jornal.
Clique aqui para ler a íntegra do editorial publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo.