PSDB – PE

“O diálogo se perdeu quando o PT inventou que o PSDB era o inimigo principal”, diz FHC

O ex-presidente Fernando Henrique responsabilizou o PT, nesta quinta-feira (6), pela polarização política radicalizada no país ao inventar, por razões eleitoreiras, que o PSDB era o seu “inimigo principal”. A declaração foi dada ao lançar no Rio de Janeiro o terceiro volume da coleção “Diários da Presidência: 1999-2000”.

“O diálogo se perdeu quando o PT inventou que o PSDB era o inimigo principal. Uma vez eu ouvi uma declaração do José Dirceu [ex-ministro] perguntando por que eu não ia cuidar dos netos. Uma coisa grosseira, está velho, vai embora. Eu me dava com eles. A briga foi eleitoreira”, criticou o tucano ao relatar um telefonema para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na época.

De acordo com matéria do jornal O Globo, FHC ressaltou também que nunca incentivou “essa visão antagônica com ódio” e defendeu a retomada do diálogo na classe política. “Democracia exige um certo grau de aceitação um do outro. Acho que só vamos sair de onde estamos se criarmos de novo um ambiente que permita um jogo de divergências, e não de ódio”, disse o tucano.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Ver mais