Crise gerada pela irresponsabilidade do governo Dilma provoca demissões em metade das indústrias brasileiras, mostra sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
A grave crise econômica gerada pela irresponsabilidade e incompetência do governo petista da presidente Dilma Rousseff está custando caro aos trabalhadores brasileiros. De acordo com o estudo ‘Sondagem Especial – Emprego’ da Confederação Nacional da Indústria, divulgado nesta quarta-feira (8), metade das indústrias brasileiras demitiu funcionários nos seis meses anteriores à pesquisa.
E o que está ruim pode piorar: segundo o levantamento, 43% das empresas pretendem demitir ou adotar outras medida de redução de trabalhadores nos próximos seis meses. Outras 17% podem dispensar funcionários por meio de planos de demissão voluntária.
Segundo a CNI, 67% das empresas demitiram em razão de redução da produção e 32% em decorrência de dificuldades financeiras provocadas pela atual crise.
O setor que mais demitiu e/ou adotou medidas para redução do uso da mão de obra foi o Automotivo (78%), seguido por Outros Equipamentos de Transporte (73%) e Metalurgia (72%).
O percentual de empresas que reduziu o número de empregados é maior nas empresas de médio porte (54%) e menor entre as de grande porte (48%).
Nas pequenas empresas, o percentual foi de 49%.
A pesquisa da CNI foi feita entre 1º e 15 de abril com 2.307 empresas, de pequeno (928), médio (835) e grande porte (544).
Baixe aqui o documento completo da pesquisa da CNI.