PSDB – PE

“O governo da mentira”, por Terezinha Nunes

Foto: João Bita/Alepe
Foto: João Bita/Alepe

Não é segredo para ninguém que a presidente Dilma mentiu até onde isso podia ser feito durante a campanha eleitoral do ano passado. Também ninguém pode mais desconhecer que esse comportamento dela e do seu partido, o PT, levou o país à bancarrota.

As pessoas que acompanham mais de perto a vida política e econômica do país já imaginavam que este ano seria muito ruim por conta de tudo que acabou sendo descoberto depois: as pedaladas fiscais, que fizeram o Governo gastar mais do que tinha, passando um sonoro cheque sem fundos na sociedade brasileira e toda sorte de infortúnios que estamos atravessando.

A maioria do povo, porém, atravessou 2014 na ilusão da propaganda petista que nos colocava no país das maravilhas. Muitos gastaram muito mais do que podiam sem saber que a conta chegaria com os altos juros cobrados pelos cartões de crédito, que a conta de luz subiria de forma jamais imaginada, que a inflação cresceria e que, em cadeia, o custo de vida chegaria às alturas.

Hoje vive-se a ressaca de uma bebedeira mal curada. Embriagada a população elegeu a presidente, descobriu depois que havia caído no conto do vigário e agora aguenta uma poderosa dor de cabeça que não se sabe quando vai passar.

Mas o pior, fico imaginando, é a situação dos jovens, inebriados pela sociedade de consumo da era petista que vendia carros com prestações a perder de vista, esbanjava crédito fácil para a universidade e as famosas vagas do Pronatec.

Tudo isso acabou ou está acabando num piscar de olhos. O baque começou em janeiro e ainda não se chegou ao fim do desfiladeiro. Os economistas afirmam que essa situação vai persistir no mínimo por mais um ano e meio. Interminável, por fim, para quem vê o salário acabar antes de chegar o fim do mês.

Voltando aos jovens, eles devem estar cada vez mais desencantados com a política e com os governantes, imaginando que são todos “uns mentirosos”. E agora que o presidente da Câmara Eduardo Cunha também foi pego na mentira, pior ainda.

Talvez isso explique o fato de a juventude ainda não ter ido maciçamente para as ruas pedir o impeachment da presidente. Devem estar imaginando: apostar em quem?

O problema é o que o PT, com suas mentiras e admoestações, fez um grande mal a esta geração. Primeiro passou anos tentando   desconstruir a gestão tucana do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para Lula e depois Dilma poderem reinar na cabeça das crianças e jovens.

Agora que o sonho acabou eles – os jovens – não sabem ainda o que colocar no lugar. É necessário que os pais se encarreguem de mostrar que o Brasil não é só isso que aí está. Tem pessoas sérias e o PSDB pode dar exemplo disso enquanto presidiu a Nação e agora quando governa os principais estados.

O presidente Fernando Henrique fez a maior distribuição de renda do país com o Plano Real, acabando com o descalabro inflacionário que infelicitava a todos, criou a Lei de Responsabilidade de Fiscal, privatizou a telefonia o que permite hoje a todos os brasileiros ter um telefone celular próprio ou da família. Fez uma administração com a marca da honradez.

Há luz no fim do túnel. É só saber enxergar.

  • Terezinha Nunes é presidente do PSDB Mulher de Pernambuco e membro da Executiva Nacional do PSDB
  • Artigo publicado no Blog de Henrique Barbosa
Ver mais