Vice-líder do PSDB na Câmara Federal, o deputado Betinho Gomes (PE) cobrou nesta terça-feira (31) agilidade do parlamento no debate das “10 medidas contra a corrupção” apresentadas pelo Ministério Público Federal com amplo apoio da sociedade. O material aprimora a legislação brasileira no combate à corrupção.
Betinho lembrou que as propostas contaram com mais de dois milhões de assinaturas de brasileiros, mas até agora não foram apreciadas pela Casa e continuam em tramitação desde 29 de março. No momento em que foram apresentadas, senadores e deputados manifestaram compromisso em fazer valer o apoio popular.
“Até agora não vimos o processo andar efetivamente. Nem a Mesa Diretora nem os líderes partidários indicaram os membros que devem participar da comissão especial para debater a formatação desse projeto de lei de iniciativa popular”, cobrou Betinho Gomes.
Na avaliação do vice-líder tucano, a aparente falta de interesse “denota o distanciamento entre a Câmara e o anseio da sociedade”. “Não se pode falar contra quem quer que seja, se esta Casa não toma uma atitude concreta de fazer o projeto tramitar para que se possa debater o assunto. Caso contrário, tudo não passará de discurso vazio. O parlamento está em dívida com a sociedade. Não podemos piorar o que já está muito ruim”, afirmou o parlamentar.
Betinho Gomes insistiu que a aprovação das medidas fará com que o país disponha de um instrumento efetivo de combate à corrupção. “Precisamos atender o desejo de milhões de brasileiros e formar uma comissão especial para debater esse projeto de iniciativa popular”, concluiu o tucano.
*Informações da assessoria parlamentar, com alterações