Pernambuco – A coordenadora nacional do Núcleo de Políticas Sociais do PSDB, ex-deputada Rita Camata (ES), concedeu entrevista nesta sexta-feira (6) às rádios pernambucanas JC News e Rádio Folha sobre a nova ferramenta de interatividade do partido com o cidadão: o Portal Social do Brasil, lançado na quarta-feira (4). A tucana destacou que, em menos de 48 horas de funcionamento, o espaço já conta com mais de 500 pessoas no Facebook e 2.500 no Twitter, além da participação de profissionais interessados em colaborar com sugestões de políticas nas mais diversas áreas.
O Portal vem, segundo Rita, consagrar estatisticamente as políticas sociais realizadas no período em que o PSDB governou o Brasil em comparação com as do governo atual. “Tem o DNA do PSDB o Programa de Saúde da Família, o Fundeb, o Bolsa Escola (hoje Bolsa Família), os agentes de saúde, a erradicação do trabalho infantil, resumindo, eu poderia citar uma quantidade enorme de programas que foram executados pelo PSDB e que tiveram um papel extremamente significativo, assim como foi o papel que tivemos na estruturação da economia que nos permitiu avançar nas políticas sociais”, detalha.
No entanto, a tucana defende que não se deve “ficar apenas olhando para trás”. O desafio do partido, na sua avaliação, ao lançar essa ferramenta, é a de “olhar para a frente incorporando novas políticas sociais, reconhecendo o que está sendo feito e aperfeiçoando de forma democrática as políticas que precisam de fato ter o sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
“Estamos preparados para esse debate. Temos história e programas medidos, na prática, do quanto o PSDB melhorou a qualidade de vida do povo brasileiro. Esse debate enriquece a política porque a eleição é isso: um momento de resgate dos valores e elementos que deve ser feito de forma séria, transparente, e que alcance a alma do cidadão e mostre a ele que é possível fazer política sem maquiagem”.
Através do Portal Social do Brasil, o PSDB também vai difundir as experiências de gestão de seus governos nas áreas de juventude, infância, educação, emprego e renda, saúde, pobreza, assistência social, entre outras, sempre com a preocupação de mostrar “práticas exitosas executadas pelo PSDB para que elas possam ser multiplicadas por todo o País”, segundo adiantou a coordenadora. A ideia também é criar grupos temáticos nos Estados não apenas para reunir sugestões mas capacitar gestores na área social.
“Nesse primeiro momento nós apresentamos o que está sendo feito por dois estados administrados pelo PSDB em dez áreas, reunindo 40 programas. É o caso, por exemplo do “Cheque Moradia”, um programa do Pará que atende pessoas portadoras de deficiência. Elas recebem uma casa completamente montada para atender suas limitações de forma humanizada. Isso é só um exemplo do quanto o PSDB faz pelo Brasil afora e nem ele próprio tem conhecimento. Então esse Portal vai dar a capacidade de visualizar e trazer a sociedade para o debate e para a construção de um futuro melhor”.
A primeira reunião do comitê formulador de políticas sociais do PSDB acontece no próximo dia 17 na sede Instituto Teotônio Vilela (ITV), em Brasília, órgão do qual partiu a iniciativa de criar o Portal. O ITV é presidido nacionalmente pelo deputado federal Sérgio Guerra (Twitter). O cidadão interessado em colaborar com sugestões pode enviá-las para o email novosprojetos@portalsocialdobrasil.org.br. E para conhecer as ações já executadas pelo PSDB é só entrar no site do Portal Social do Brasil e clicar na área de seu interesse. O partido ainda oferece condições para que se conheça, in loco, o programa que despertar sua atenção.
* Acompanhe notícias do PSDB-PE também pelo Faceboook e Twitter