Recife (PE) – O presidente do PSDB do Recife, vereador André Régis, é mais um tucano a rechaçar as tentativas de responsabilizar o partido por qualquer movimento que contrarie os princípios da democracia como os que se insurgiram contra a presidente Dilma (PT) logo após as eleições.
Lembra o parlamentar, que o PSDB é um partido que esteve na linha de frente da transição democrática e foi um dos que mais trabalharam pela Constituição Federal de 88, enquanto o PT se recusou a assiná-la.
Ressalta, ainda, André Régis, que ao contrário do PSDB, o PT iniciou – imediamente após a eleição, em primeiro turno, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998 – o movimento “Fora FHC”. E são os governos do PT que estão associados aos regimes que não são democráticos como os de Cuba, Venezuela e Iran.
“Se a população sai às ruas, tentando travar um debate que se deu na campanha eleitoral, não é nossa responsabilidade. Cabe ao governo fazer a sua parte para que a população não tenha esse comportamento. Não procurem colocar no PSDB a responsabilidade dos insatisfeitos que continuam nas ruas, e a situação tende a se agravar, porque lamentavelmente apesar dos 51 milhões de votos que o PSDB recebeu, nós não obtivemos o resultado para trocar esse desgoverno por um governo que colocasse o Brasil na linha certa do desenvolvimento e desse um novo rumo do ponto de vista da decência”.
Apesar da derrota eleitoral, André Régis percebe um PSDB vitorioso e fortalecido na eleição deste ano, o que tem refletido no “clima de vitória” que toma conta do pós-eleição em torno da liderança do senador e presidente nacional do partido, Aécio Neves. Lembra o tucano, que o PSDB é o partido que mais governa cidadãos no Brasil, o que prova que a legenda está no caminho certo. Só precisa continuar trabalhando para mostrar que é a “alternativa aos governos do PT”.
“Esta é a primeira vez que um candidato chega tão próximo da vitória no segundo turno e que, imediatamente após a eleição, já se qualifica como um desafiante para a próxima disputa. É o que está acontecendo com Aécio Neves que saiu muito fortalecido. Então é natural que esse clima de vitória ocorra, porque tivemos uma grande vitória política embora não eleitoral. Aécio aglutinou em torno dele forças suficientes para ser o principal líder da oposição. E junto com os demais senadores do PSDB terá uma capacidade enorme de movimentar o debate público em torno do que defendemos”.