O jornal O Globo desta segunda (28/03) traz reportagem em manchete informando que o governo da presidente Dilma Rousseff prepara um forte balcão de negociação de cargos para tentar angariar votos contra seu impeachment, hoje em tramitação na Câmara dos Deputados.
O jornal informa que, diante de um PMDB já praticamente confirmado na oposição, decisão que será tomada na reunião do Diretório Nacional da legenda nesta terça (29/03), o governo Dilma já estaria levantando todos os cargos ocupados hoje por peemedebistas para distribuir com outros partidos que seriam suscetíveis a uma composição com o governo.
Uma fonte do que teria falado ao O Globo, em reserva, resume assim a operação ‘toma lá, dá cá’ para tentar barrar o processo de impeachment: “Vai ser varejo total, é balcão de feira. governo vai facilitar a liberação de recursos e atuar com promessa de cargos na estrutura federal para tentar barrar o impeachment na comissão. E sabemos que quem tem voto são deputados e senadores. O foco do governo agora é ir em cima de quem tem voto. Seria gastar energia à toa trabalhar para desmobilizar o PMDB, porque a onda orgânica no partido está muito forte”, conta a reportagem.
O Globo informa, ainda, que um líder da base teria admitido que, na avaliação do governo, não apenas o PMDB deve passar a apoiar o impeachment, como também outros partidos maiores. Por isso que, sentido-se engessado na batalha para evitá-lo, é que o governo acelera as negociações no pontual para preservar os núcleos em partidos menores e tentar evitar a derrota. A reportagem, na íntegra, está no link http://oglobo.globo.com/brasil/governo-mapeia-cargos-do-pmdb-para-distribui-los-aliados-18964462