
Pernambuco – PSDB, PPS e DEM, através de seus representantes na Câmara Municipal do Recife e na Assembleia Legislativa do Estado divulgaram uma nota conjunta, nesta quinta-feira (27), condenando alguns atos arbitrários cometidos pela Política Militar contra os manifestantes. A preocupação do grupo se agravou com a prisão de uma jovem estudante na manifestação que ocorreu na capital pernambucana na quarta-feira (26).
Na nota, os deputados estaduais Daniel Coelho, Betinho Gomes e Terezinha Nunes, do PSDB, e os vereadores André Regi e Wanderson Florêncio, também do PSDB, Priscila Krause (DEM) e Raul Jungmann (PPS), comprometem-se a “continuar acompanhando atentamente as manifestações, sempre preocupados com a liberdade de expressão e os direitos humanos”.
A reação das oposições não ficou restrita às palavras. O deputado Daniel Coelho (PSDB) protocolou um pedido de informações à Secretaria de Defesa do Estado, em que constam três questionamentos: a razão de policiais militares estarem nas manifestações sem a devida identificação; o número preciso de pessoas detidas no manifesto; e os motivos e circunstâncias das prisões.
“Estamos bastantes preocupados com a paz e a tranquilidade de todos, como com a liberdade de expressão e os direitos humanos”, regista Daniel Coelho na justificativa do pedido de informação.