O governo lança hoje um novo pacote de investimentos em infraestrutura, que inclui portos, rodovias, ferrovias e aeroportos, como parte de uma estratégia para tentar retomar o crescimento econômico.
Mas um levantamento da consultoria de informações econômicas Pezco Microanalysis mostra que, desde 2011, ano anterior ao lançamento do Programa de Investimentos em Logística ( PIL). PIL, os investimentos em infraestrutura como proporção do PIB ( Produto Interno Bruto) estão em queda.
E, este ano, devem recuar para 1,75% do PIB, patamar próximo do registrado em 2003, de 1,77% do PIB. O resultado é considerado insuficiente até mesmo para manter a atual infraestrutura existente no país.
No estudo, Frederico Turolla, sócio da Pezco, e Helcio Takeda, diretor de pesquisa econômica, consideraram os segmentos de telecomunicações, transportes, energia e saneamento. Petróleo e gás não foram incluídos no cálculo. O trabalho já levou em conta o pacote de concessões que o governo anuncia hoje.
— O investimento em infraestrutura está muito deprimido. O pacote vem para provocar algum alento nos próximos anos, mas não deve mudar muito o nível de investimento em 2015, que, em valores absolutos, deve ficar em R$ 102,5 bilhões, o menor patamar em 12 anos — diz Frederico Turolla.
* A reportagem é do jornal O Globo desta terça (09/06)