PSDB – PE

País registra a pior taxa de crescimento da produtividade mostra ranking da CNI

industriaRanking divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que “aprodutividade média do trabalhador brasileiro por hora de trabalho de 2002 a 2012 foi a pior entre 12 economias avaliadas.”A pesquisa indica que “o Brasil ficou na lanterna do grupo formando por Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos, entre outros países. A média de crescimento da produtividade por hora trabalhada foi de 0,6% na década analisada, à frente apenas dos italianos (0,8%).”

Reportagem do estadão online informa que a CNI considerou o resultado como “fatal”, tomando como parâmetro o impactado permanente do chamado custo Brasil.

“A combinação de baixa produtividade e de elevados custos sistêmicos é fatal. A perda de competitividade resulta em baixo crescimento e maiores dificuldades para as empresas brasileiras. A redução da confiança do empresário é uma das consequências, o que leva à queda do investimento. Assim, um círculo vicioso é gerado, uma vez que o aumento da produtividade depende do aumento do investimento. Com a estagnação da produtividade não há futuro para a indústria brasileira.”

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) lamenta: “É inacreditável que tenhamos tantos dados negativos. Tudo isso coloca o país numa situação muito difícil no contexto internacional.”
E completa: “Além desse baixíssimo índice de produtividade, temos também a questão da balança comercial, não existe uma reforma tributária e fiscal do estado. Tudo depende de mudanças profundas.”
Ver mais