PSDB – PE

Para 55% dos entrevistados pelo Datafolha, a Copa trará prejuízos

copaBrasília (DF) – Mais da metade da população brasileira acredita que a Copa do Mundo trará mais prejuízos do que benefícios ao país, revela pesquisa da Datafolha, publicada na edição desta terça-feira (8) da Folha de S. Paulo.

Para 55% dos entrevistados, a competição vai resultar em problemas para a população em geral, contra 36% que estão otimistas com melhorias que a Copa deixará para o Brasil (9% não souberam responder a pergunta).

Em junho de 2013, havia equilíbrio: 44% afirmavam que o prejuízo seria maior, mas 48% dos brasileiros diziam que a Copa do Mundo traria mais benefícios. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de abril, em 162 municípios. Foram entrevistadas 2.637 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre benefícios e prejuízos pessoais: 49% acham que terão mais dificuldades no seu dia-a-dia enquanto 31% disseram que haverá vantagens.

A pesquisa do ano passado ocorreu durante o período em que as manifestações se espalharam pelo Brasil e dois dias antes da final da Copa das Confederações, realizada dia 30 de junho e vencida pelo Brasil (3 a 0 contra a Espanha, no Maracanã), evento considerado teste para a Copa do Mundo.

Pela primeira vez no Datafolha, o número de pessoas que apoiam a realização da Copa do Mundo no Brasil ficou abaixo dos 50%.
A pouco mais de dois meses para o início do evento, que terá o Brasil enfrentando a Croácia na partida inaugural, no dia 12 de junho, em São Paulo, 48% dos entrevistados na pesquisa disseram ser a favor da realização da Copa do Mundo no Brasil.

O noticiário nos últimos meses detectou o aumento no preço da construção ou reforma dos 12 estádios que receberão os jogos do Mundial.
A maior parte dessas obras é financiada pelo poder público –em 2007, o então presidente da CBF Ricardo Teixeira disse que a Copa seria realizada totalmente com dinheiro privado.

Em 2010, a estimativa era que os estádios custariam R$ 4,8 bilhões, valor que vai ultrapassar os R$ 8 bilhões quando todas as arenas estiverem finalizadas.

Ver mais