
Ao contrários das duas primeiras manifestações anti-Dilma, a que tomou conta do país neste domingo (16) foi mais incisiva na defesa do pedido de impeachment da presidente na avaliação do deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE). O tucano também observa nos protestos de ontem uma maior nitidez na rejeição da sociedade à petista e ao ex-presidente Lula.
“A população mais uma vez manifestou sua insatisfação com o ambiente político e econômico do país e cobrou uma solução para essa crise. Mas o foco no pedido de impeachment da presidente foi mais incisivo e o movimento se personalizou muito contra a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Nesse aspecto o protesto deste domingo foi mais contundente do que os outros”.
O tucano ressaltou que embora o movimento pró-impeachment esteja surgindo das ruas, o PSDB sempre teve e terá cautela em relação ao tema porque defende uma solução para a crise que o país atravessa pela “via constitucional”. “Como tem dito o senador Aécio Neves a nossa grande arma é a Constituição. Esse movimento ‘fora Dilma’ está surgindo nas ruas. Essas manifestações de defesa de uma intervenção militar são absurdas, não defendemos esse caminho. Só quem não conhece a história é que está defendendo esse tipo de solução que não conta com o nosso apoio. Nossa caminho é o da via democrática, pela via constitucional, o PSDB jamais se confundirá com esse tipo de manifestação. Até porque o partido lutou lá atrás pelo fim do regime militar, o PSDB é filho dessa luta”.
Investigação – Integrante da CPI do BNDES, o deputado Betinho Gomes adiantou que a comissão convocará nos próximos dias o doleiro Alberto Youssef e o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco para prestarem depoimento. A CPI pretende confirmar o depoimento de Youssef, concedido em delação premiada à justiça, no qual ele revela que recursos do BNDES teriam sido usados em financiamentos de empresas de fachada. Já a convocação de Barusco se deve ao fato de ele ter sido ex-gerente executivo da empresa Sete Brasil, que também é alvo de corrupção e dependente de financiamento do banco.