
Recife (PE) – A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados será palco do protagonismo do PSDB no comando do bloco de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
A aposta é do deputado federal eleito e secretário-geral do PSDB-PE, Betinho Gomes, após acompanhar as reuniões que abriram os trabalhos da bancada tucana na Câmara, realizadas nesta sexta-feira (30), em Brasília.
O tucano conta que os chamamentos dos líderes do PSDB, principalmente do presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves, foram no sentido de fechar apoio ao deputado Júlio Delgado (PSDB-MG) que disputa com o petista Arlindo Chinaglia (SP) e com o peemedebista Eduardo Cunha (SP) a presidência da Câmara.
“O PSDB assumirá o protagonismo na Câmara ao consolidar um bloco de oposição ao PT em torno da candidatura do PSB à presidência da Casa. Nós estamos sintonizados com o sentimento de mudança que toma conta dos brasileiros desde a eleição de 2014. O chamamento ao apoio a Júlio Delgado surtiu efeito. Estamos, em grande maioria, fechados com sua candidatura”, assegurou Betinho Gomes.
Nas reuniões que ocorreram nesta sexta, a bancada tucana acompanhou os debates sobre a conjuntura política nacional e a crise no setor elétrico. Na explanação do especialista no setor, Adriano Pires, o Brasil está suscetível a experimentar um forte racionamento que o governo da presidente Dilma tenta esconder.
Sobre os escândalos que atingem a Petrobras, o especialista alertou que, embora não assegure que a crise chegou “ao fundo do poço”, é evidente sua gravidade e danos àquela que foi a estatal mais lucrativa do país.
Liderança – À tarde, o PSDB discutirá com a bancada federal o nome do próximo parlamentar a liderar o grupo na Câmara dos Deputados. O ex-coordenador jurídico da campanha presidencial de Aécio Neves, Carlos Sampaio, deve ser eleito com apoio integral da bancada.
* Assessoria PSDB-PE