O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), enxerga cenário favorável para a queda de juros no Brasil. O tucano foi questionado durante a cúpula dos Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — neste domingo (16), na Índia, sobre se a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos, a 241, poderia acelerar a redução dos juros.
“Eu acho que cabe, sim, redução dos juros nos próximos meses. Vai acontecer isso, dada as condições atuais da redução da inflação — avaliou o ministro, lembrando que os preços estão desacelerando, como o da gasolina esta semana, em entrevista ao jornal O Globo. Nos próximos dias, o Comitê de Política Econômica do Banco Central (Copom) decidirá o que fazer com os juros, hoje 14,25% há mais de um ano.
O presidente da República, Michel Temer (PMDB), que também participou da reunião dos Brics, fez um discurso incisivo sobre a atração de investimentos para o Brasil no encontro que contou com a presença de empresários. Disse o presidnte, que os investidores encontrarão no Brasil um país com estabilidade política, respeito aos contratos e grande mercado consumidor. Ressaltou que as agências reguladoras brasileiras voltaram a funcionar e que o governo está empenhado em promover reformas que trarão de volta crescimento e emprego.