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Para lidar com a crise deixada pelo PT, brasileiros mudam de hábito e reduzem consumo

Substituir marcas de costume por opções mais baratas, excluir produtos considerados “supérfluos”, pesquisar preços em mais de um supermercado e consumir menos. Essas são algumas das estratégias adotadas pelos brasileiros para lidar com a grave crise econômica deixada pelo governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

Reportagem veiculada na Globo News mostrou como os consumidores e os empresários do setor varejista estão se adequando para enfrentar a recessão e evitar prejuízos. A administradora Vera Lucia, que antes consumia carne todos os dias, passou a ingerir proteína apenas duas vezes por semana. “Estamos comendo mais legumes. Peixe uma vez por semana. Está bem regulado”, disse.

O motorista Genivaldo Aragão, de São Paulo, revelou que além de consumir menos, também trocou algumas marcas. “Algumas coisas tive que comprar de marcas semelhante”, afirmou.

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Mas não são apenas os consumidores que estão tendo que se adaptar para driblar a crise deixada como herança pelo governo do PT. Os donos de estabelecimentos também estão se mobilizando para não perder a clientela. As estratégias para amenizar os prejuízos vão desde renegociar os preços com os fornecedores até diminuir a margem de lucro das mercadorias.

“A gente teve que readequar os nossos preços. Arrumar mercadorias mais baratas para o cliente levar. Sempre uma marca com o preço acima e outra com o preço um pouco mais baixo” explicou o gerente do supermercado paulista Futurama, Wagner Carvalho.

Clique aqui para assistir a íntegra da reportagem na Globo News.

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