PSDB – PE

Para tucano, ausência de família de Lula em depoimento é mais uma estratégia para tentar fugir de inquérito

portallulaemarisa-777x437Brasília (DF) – A mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia, e o filho do casal Fábio Luis não compareceram ao depoimento marcado para esta terça-feira (16) na Polícia Federal (PF) em São Paulo no inquérito que investiga a compra e reforma do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP) no âmbito da Operação Lava Jato. A defesa do petista avaliou a ausência como um “exercício de um direito”.

De acordo com o advogado de Lula Cristiano Zanin Martins, o gesto não significa desobediência jurídica. Segundo a defesa, a convocação da mulher e do filho do ex-presidente foi uma retaliação motivada pela denúncia feita na ONU contra supostas “arbitrariedades” de autoridades da Lava Jato, no dia 28 de julho. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta quarta (17).

Para o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), a ausência da família de Lula é apenas “mais um jogo” para tentar protelar qualquer tipo de acontecimento que possa prejudicá-los. “A cabeça do Lula é política 24 horas por dia. Eles não estão pensando em questões pessoais ou familiares, não é nada disso. É tudo bem arquitetado politicamente. Na minha opinião, se você é uma pessoa pública e é intimado num depoimento, acho que o melhor e mais tranquilo era ter ido, dado seu depoimento e esclarecido à sociedade brasileira”, afirmou.

Ainda em referência à postura dos familiares do petista, o tucano foi categórico ao citar o ditado “quem não deve, não teme”. “Se não tem nenhuma dívida, não há porque se esconder. Se não vai, é porque está praticando alguma estratégia para se safar dessa situação que o Lula colocou a família toda”, completou.

Apesar de o ex-presidente insistir que ele e a família frequentaram o sítio na condição de amigos dos proprietários, a força-tarefa da Lava Jato suspeita que a propriedade seja do ex-presidente e que tenha sido omitida nas declarações de renda.

Quando os advogados anunciaram que seus clientes não prestariam depoimento, a Polícia Federal caracterizou a decisão como “lamentável”. “Apesar de sempre terem alegado estarem à disposição das autoridades para o esclarecimento dos fatos quando intimados, buscam evitar o comparecimento, notadamente diante de tantos fatos a serem esclarecidos”, disse o delegado Marcio Anselmo, de Curitiba.

Além de familiares de Lula, o pecuarista e amigo do ex-presidente, José Carlos Bumlai, e os sócios de Fábio Luis também foram intimados para prestar esclarecimentos sobre o sítio.

Ver mais