Do Recife (PE) – Um dos coordenadores da campanha do candidato a presidente pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, o vereador André Régis comemorou a recente pesquisa Datafolha que confirma empate técnico entre o tucano e a presidente Dilma (PT).
Para Régis, diante do resultado da consulta, é possível descartar a vitória do PT no primeiro turno da eleição, principalmente pelo alto índice de rejeição do eleitorado a sua candidata.
“Dilma hoje tem uma taxa de rejeição de 35%. Ela bate recorde. Nem Lula, nem Fernando Henrique tiveram esse índice quando foram para a reeleição. No contexto em que a presidente se encontra, em que 30% dos eleitores consideram o governo dela ruim/péssimo, é muito difícil ela reverter. Mesmo depois de todo o esforço que ela teve de utilizar a Copa do Mundo como propaganda”, avaliou o tucano.
A aposta do parlamentar na eleição em segundo turno se ampara não apenas na rejeição à presidente Dilma e na reprovação ao seu governo. Para Régis, “Dilma tem o sério problema de despertar nas pessoas antipatia”.
“A arrogância de Dilma é um entrave à reeleição dela. E essa será sua primeira eleição, porque a de 2010 foi ganha por Lula. Foi a força do governo Lula que se transferiu para uma candidata que ninguém conhecia e vendeu um Brasil falso. Lamentavelmente. Nós vivemos hoje um baixo investimento em infraestrutura, uma carga tributária elevada, uma geração de emprego em queda, uma inflação de 7% ao ano e um crescimento econômico que é o pior da história republicana”.
Mesmo diante desse cenário, o tucano ressalta que o PT vive buscando um culpado. Que ora é a crise internacional, ora é a mídia, são sempre fatores externos, nunca a incompetência do governo.
“Se nós estamos com uma inflação de 7% ao ano, com um Brasil que é o país que menos cresce nas Américas, superando apenas o Paraguai e a Venezuela, o que menos cresce entre os países dos Brics, a população sentindo que sua vida está piorando… A dona de casa que vai ao supermercado percebe que compra menos hoje do que comprava antes. Isso é o que está fazendo com que Dilma Rousseff tenha 35% de rejeição, não é a mídia. Esse é um governo que gasta mal, que é recordista no número de ministérios, um governo partilhado de forma indevida, que não tem sido capaz de entregar uma infraestrutura decente ao país, um governo que não foi capaz de liderar um processo rumo às transformações do Brasil”.
André Régis lembra que o único candidato à Presidência da República que conseguiu ganhar a eleição no primeiro turno foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB): em 1994 e 1998.
“FHC bateu Lula duas vezes. De lá pra cá, nem Lula, mesmo com toda sua força, foi para o segundo turno em 2002 e em 2006. E Dilma também disputou o segundo turno em 2010”.