Brasília (DF) – O Instituto Teotonio Vilela (ITV) apresentou à Executiva Nacional do PSDB, nesta quarta-feira (11), o documento “O primeiro (des)governo Dilma (2011-14): Balanço de um desastre anunciado!”. O texto relata em detalhes os erros de gestão, de concepção e das estratégias erradas dos quatro primeiros anos do governo Dilma.
Para o presidente em exercício do ITV, o ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), o documento é uma “grande análise” do desempenho da economia, do fracasso das políticas públicas – e do governo como um todo -, que tiveram reflexo nas mais diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública, economia, entre outras.
“Fizemos um apanhado detalhado. Na área social, por exemplo, vemos as consequências da má gestão nos indicadores de crescimento econômico, de emprego, de densidade da população, a deterioração das políticas públicas básicas na área da saúde, da educação, da segurança pública”, disse.
Vellozo Lucas ressaltou que “os números evidenciam o tamanho do fracasso completo que foi escondido da população brasileira no período eleitoral e que agora se apresenta com toda sua crueza, levando a uma perplexidade e a uma indignação crescente da população”.
De acordo o presidente do ITV, o balanço foi feito a partir da candidatura de Dilma em 2010, sustentada a partir de uma “grande mentira”. “Era a época da descoberta do pré-sal e a estratégia do PT foi montada em cima dessa descoberta para vender uma ilusão de uma riqueza inexistente”, lamentou.
Delírio Soviético
A mudança da Lei do Petróleo é um dos assuntos citados no documento. Segundo Vellozo Lucas, esse foi o “maior erro de política econômica da história contemporânea brasileira”.
“Foi um ‘delírio soviético’. Tivemos o fim dos leilões, o fim do ambiente concorrencial regulado que havia no setor de petróleo supostamente para beneficiar o Brasil, a Petrobras e a indústria nacional. O que ocorreu, no entanto, foi o desastre ecológico, o delírio soviético”, reiterou.