PSDB – PE

Parlamento Jovem simula votação de projetos

Brasília (9 de novembro) – Os estudantes selecionados para a terceira edição do Parlamento Jovem Brasileiro dão continuidade nesta manhã à discussão e votação simulada de projetos nas comissões temáticas. À tarde, eles vão definir a pauta da sessão plenária marcada para amanhã, no encerramento dos trabalhos.

O objetivo do Parlamento Jovem é propiciar aos estudantes a vivência da atividade parlamentar e mostrar sua importância para o exercício da cidadania. Participam do evento 78 estudantes do ensino médio de todo o País, que representam seus estados e atuam como se fossem deputados.

REGRAS

O Parlamento Jovem foi criado em 2003 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (SP). O Regimento Interno do Parlamento Jovem, similar ao da Câmara, estabelece as regras para a posse dos parlamentares, para a eleição da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes, assim como para tramitação e aprovação de projetos de autoria dos participantes. A regra fixou o número de deputados em 78, distribuídos proporcionalmente por estados.

O Parlamento Jovem conta com a participação de alunos com idade entre 16 e 22 anos, bom desempenho escolar e atuação em colegiado escolar ou em atividades de voluntariado. Eles foram selecionados pelas secretarias estaduais de Educação, após apresentarem uma sugestão de projeto de lei.

A Comissão Executiva encarregada de coordenar o Parlamento Jovem é composta pelos deputados Lobbe Neto, Marinha Raupp (PMDB-RO), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Rogério Teófilo (PPS-AL).

Ver mais