O programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena foi lançado, nesta manhã, pelo ministro Paulo Renato Souza. O objetivo é contribuir para a solidificação da formação educacional dos professores índios, respeitando sua cultura, e oferecendo subsídios para um ensino de qualidade nas 1.392 escolas indígenas espalhadas pelo país.
¥O Brasil possui 93.037 alunos matriculados na educação escolar indígena. Desses, 74.931 estão concentrados no ensino fundamental e 76,5% deles são de origem indígena. Ou seja, é uma alegria muito grande apresentar este projeto na véspera do Dia Nacional do Índio (19)¥, destacou o ministro.
Paulo Renato explicou que o trabalho de elaboração dos Parâmetros em Ação foi coordenado pela Secretaria de Educação Fundamental e realizado pela comissão dos professores indígenas brasileiros. “O fato de o projeto ter nascido na comunidade de professores indígenas é um ponto importante para o ministério. Ele complementa um trabalho, no segmento da educação nacional, que vem sendo desenvolvido ao longo de sete anos. E, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o MEC vai realizar o programa”, enfatizou.
O ministro disse também que foi com grande dificuldade que o MEC realizou o trabalho, seja pela diversidade de etnias, 219, conforme estimativas da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de organizações não governamentais, ou pela diversidade de linguagem e de idiomas nas comunidades indígenas, entre outros aspectos. No total, a população indígena nacional é composta por cerca de 360 mil indivíduos.
“Todos os pontos mencionados tornam muito mais difícil a fixação de referências e parâmetros para a educação indígena. É a educação entre o português e centenas de idiomas. Ou seja, a fixação dos parâmetros para educação indígena é algo difícil e complexo”, completou o ministro.
Durante a solenidade de apresentação do projeto foram distribuídos os kits dos formadores. Eles são compostos pelo caderno de apresentação do programa; guia do formador; programas de vídeo; mapa das terras indígenas no Brasil; mapa etnográfico ilustrado do país; livro com dados sobres os povos indígenas; as leis e a educação escolar indígena, entre outros aspectos. O formador recebe ainda o kit Índios do Brasil. A leitura e escrita; a administração da própria formação; a prática pedagógica trabalhada no sentido de favorecer a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem nas escolas indígenas; e o trabalho compartilhado que, de acordo com a secretária de Educação Fundamental, Iara Prado, presente à divulgação, também serão objetivos do programa.
Participaram do evento 14 professores indígenas, lingüistas, antropólogos, representantes dos núcleos de educação indígena das secretarias de Educação e educadores.
Após o lançamento do programa, o ministro inaugurou a exposição Projeto Educação Ticuna, no hall do Ministério, com fotos, textos explicativos, fotocópias de desenhos e a reprodução de textos escritos pelos índios nas salas de aula, além de matérias elaboradas pelos professores indígenas, artefatos, esculturas e instrumentos musicais, entre outros objetos. A mostra pode ser vista até o final deste mês.