
Recife (PE) – A bancada do PSDB na Câmara Federal está pronta para combater fortemente a proposta do PT de regulamentação da mídia que volta a ser tema de debates no Congresso Nacional na Legislatura que se inicia na próxima semana.
Para o estreante deputado federal eleito por Pernambuco, Daniel Coelho (PSDB), o projeto do PT sinaliza claramente para um cenário em que “a democracia tem o seu essencial pilar ameaçado: a liberdade de imprensa”.
“A medida do PT é típica de regimes autoritários. O PSDB, a imprensa livre e a sociedade brasileira estarão juntos na luta para que a imprensa possa informar, opinar e debater o futuro do Brasil”, assegura o parlamentar.
Essa é uma questão que preocupa os tucanos já que, há tempos, o partido da presidente Dilma Rousseff flerta com a censura aos meios de comunicação. Em meados da década passada, lembram, o governo do ex-presidente Lula tentou criar o Conselho Federal de Jornalismo.
O colegiado teria plenos poderes para “orientar, disciplinar e fiscalizar” o exercício da profissão. A proposta não foi adiante porque a sociedade civil organizada a rechaçou fortemente e ela acabou arquivada no Congresso.
O assunto, porém, retorna à pauta petista, anunciado pelo novo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que já elegeu o tema como prioridade do segundo mandato de Dilma.