Recife (PE) – Os sucessivos escândalos que tomam conta da Petrobras e estão enraizados de forma “generalizada” em todo o país, segundo denunciam seus próprios agentes, revelam que o Brasil está vivendo um “déficit de cultura cívica” sem precedentes nos governos do PT.
A avaliação é do presidente do PSDB do Recife, vereador André Régis. O parlamentar acredita que o Partido dos Trabalhadores, há 12 anos no comando da Nação, tem demonstrado “estar prediposto a desrespeitar as regras (leis) para se manter no poder”.
Essa cultura petista – que se revelou gravemente no episódio do mensalão no governo do ex-presidente Lula, e tomou proporções ainda maiores no caso ‘Petrolão’ do governo Dilma – dificilmente será contida com um projeto de reforma política.
“O que nós vivemos hoje no Brasil é um déficit de cultura cívica que, se não for preenchido, não será mudando a lei que resolveremos isso. É preciso que se eduque a população civicamente. ‘Não existe democracia sem democratas’. Pode-se tentar vários modelos de reforma política. Todos são bons na teoria. Mas se na prática, e aí é o cidadão que está no poder, se ele não estiver disposto a manter a lisura do processo, através de um comportamento cívico, o sistema tende a não funcionar. Esse é o ponto”, avalia André Régis.
O dirigente tucano ilustra o raciocínio com os escândalos do mensalão e do Petrolão que ocorreram, mesmo proibidos pelo atual sistema político-eleitoral brasileiro, em razão da crise de “falta de decência e desrespeito às leis”.