Do Recife (PE) – A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, iniciou um curso de formação em Políticas sobre Drogas para 120 gestores municipais que lidam diretamente com usuários de substâncias químicas.
O curso terá duração de 8 meses com enfoque na prevenção e na redução de danos no uso de drogas. Dividido em 8 módulos, abordará sensibilização e pactuação; conceitos de drogas; drogas lícitas e ilícitas; políticas de drogas implementadas no mundo, no País, no Estado e no município; drogas e sexualidade; violências, acidentes e redução de danos; e avaliação, diagnóstico social e encaminhamentos e usuários de drogas.
O curso terá carga horária de 192 horas e previsão de encerramento em março de 2015.
Os técnicos em formação atuarão nos consultórios de rua, na atenção básica de saúde, na assistência social, na educação e nas políticas de atenção à mulher e de segurança cidadã.
Na solenidade de lançamento do curso, nesta terça-feira (29), o secretário executivo de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude de Jaboatão, Marcello Gadelha, destacou a importância de a Prefeitura sensibilizar seus técnicos, tendo em vista que “os dependentes químicos devem ser vistos como cidadãos dotados de direitos humanos, e não como meros problemas de saúde e de segurança pública”.
“A política sobre drogas em Jaboatão está em construção e visa não só identificar os problemas, como formar profissionais na prevenção e no cuidado com o usuário. Mas acima de tudo, que esses profissionais não tenham aquele olhar estigmatizado e com preconceito, que não quer enxergar o usuário como um sujeito de direito”, enfatizou Gadelha.
Representante do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas na solenidade de lançamento do curso, a psicóloga Léa Lins ressaltou que, com a iniciativa, “Jaboatão parte na frente na formação e integração, instrumentos fundamentais para a construção de uma política sobre drogas”.