
Recife (PE) – Presidente do PSDB do Recife, o vereador André Régis lançará ainda este ano um livro com um diagnóstico preciso da estrutura da educação na capital pernambucana. Equipe do parlamentar produziu uma série de reportagens para as redes sociais sobre as condições ambientais das escolas municipais, com alertas sobre o calor excessivo e a precária luminosidade nas salas de aula.
Os dados coletados nas vistorias de 97 escolas de um total de 223 que integram a rede resultaram em gráficos que ilustram o que alunos e professores sentem na pele: a grande maioria das escolas não obedece os níveis recomendáveis de temperatura e luminosidade. O trabalho é assinado pelo doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco, Leon Queiroz, que integra a equipe do vereador André Régis.
“Descobrimos com esse trabalho um dado muito preocupante: apenas 11% das salas de aula estão dentro dos padrões estabelecidos pela ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas”, alertou o estudioso.
Em relação à luminosidade, por exemplo, a ABNT recomenda uma variação entre 200 e 750 lux. Já quanto à temperatura, a norma estabelecida pelo Ministério do Trabalho estabelece que ela não deve ultrapassar 23 graus. Nas escolas do Recife foi detectada uma temperatura de 32 graus e uma luminosidade média de 100 lux.
“O objetivo desse livro é mostrar à sociedade que é preciso mudar. E é possível mudar. O livro faz o diagnóstico e também apresenta soluções, caminhos que podem ser trilhados para levar a uma educação de qualidade. Nós sabemos o que é a rede. Não concordamos com ela, não aceitamos que haja uma rede violadora de direitos humanos. Acreditamos que a partir do momento que a população tem conhecimento, baseado em dados seguros, de estudos técnicos, ela possa também pressionar o poder público para que venha a nascer uma nova rede municipal na cidade do Recife”. acredita Régis.
* Veja vídeo do trabalho da equipe do vereador André Régis clicando AQUI