
Foto: Banco de Imagem PSDB na Câmara
Recife (PE) – O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) apresentou na Câmara um pedido de informações sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa do ministério da Educação destinado a financiar a graduação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
O tucano alega os cortes no orçamento do programa e as novas regras estabelecidas pelo governo Dilma que estariam limitando o acesso dos estudantes. Pretende, com o requerimento, saber da União as pretensões de investimento no Fies.
“A presidente Dilma falou em ‘pátria educadora’. Mas o que estamos assistindo são cortes no orçamento do ministério da Educação. Primeiro no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), agora no Fies, e temos notícias de que recursos serão contingenciados no orçamento deste ano”, informou Betinho.
O parlamentar aguardará um prazo de 30 dias para resposta ao seu requerimento. Ele pretende compartilhá-la, principalmente com a juventude, de forma a mobilizar os jovens contra eventual negativa do governo em relação a investimentos no programa. “A juventude não pode pagar o preço da incompetência do atual governo”.