
Recife (PE) – O deputado estadual Betinho Gomes (PSDB-PE) levou o tema à tribuna da Assembleia Legislativa do Estado – nesta segunda-feira (17) – e não deu outra: parlamentares respaldaram seu discurso em defesa da investigação total do esquema de corrupção que toma conta da Petrobras, conhecido como “Petrolão”.
O parlamentar elogiou a operação Lava Jato, deflagrada em março pela Polícia Federal. Segundo o tucano, o esquema vem ganhando proporção gigantesca com a prisão e delação premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa.
Na avaliação do parlamentar, é necessário combater o uso político de estatais e efetuar a demissão de toda a diretoria da Petrobras. Betinho também defendeu a auditoria nos contratos feitos pela empresa. “A população quer saber os responsáveis políticos e aqueles que se beneficiaram com o esquema”.
Em apartes, os deputados Antônio Moraes e Terezinha Nunes, ambos do PSDB, também se pronunciaram. Para Terezinha, o caso coloca o Brasil numa posição ruim no cenário internacional. Para Antônio Moraes, “esse é talvez o maior escândalo da República, superando o caso do mensalão”.