Elias Gomes, Betinho Gomes, Daniel Coelho e Bruno Araújo reagiram à tentativa petista de colar na oposição a pecha de ‘golpista’ diante do agravamento da crise
Recife (PE) – A manobra do PT e da presidente Dilma de instalar no país um clima de ‘golpismo’ foi rechaçada pelos tucanos de Pernambuco. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB-PE), que ano passado já havia defendido a montagem de um governo de coalizão, por parte da presidente Dilma, porque previa, ali, que o governo da petista não daria certo, disse que hoje nem essa saída a petista dispõe mais.
“A base (aliada) está esfrangalhada, a opinião pública revoltada. Não há aceno de que haverá algo de bom na economia nem na área social. O Congresso aprova reajuste do Judiciário e a União não pode pagar. Não há uma vírgula a favor do governo. No que pode dar isso? A corda partir. Nem a saída da coalizão ela tem mais”, declarou em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco.
Em artigo, o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), disse que golpe “é assistir a tanta corrupção corroendo o patrimônio público do país”.”O PT tem nos acusado de torcer pelo ‘quanto pior, melhor’. Isso é uma grande mentira. Não há como tornar o Brasil ainda pior do que os petistas já conseguiram fazer. O PT quebrou o Brasil”.
Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado federal e secretário-geral do PSDB-PE, Daniel Coelho, disse que o PT “não tem moral para falar de golpe”. “Golpe de quem apoia as ditaduras da Venezuela, de quem deu suporte à ditadura cubana, golpe de quem passou oito anos no governo Fernando Henrique gritando ‘Fora FHC’? O PT é seletivo? O PT não tem coerência nem moral para falar de golpe. O PT afronta a democracia brasileira. Impeachment? Quem vai dizer se haverá são os fatos. A discussão em torno do tema é legítima”.
Também em pronunciamento na Câmara, o líder da Minoria, deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), registrou que a entrevista que Dilma concedeu ao jornal Folha de S. Paulo é um claro sinal de “uma presidente acuada”. “A presidente descobriu que é a própria crise”, resumiu.
“O povo está atemorizado do mandato da presidente Dilma. Quando todo o governo e o PT se articulam para dizer que há golpismo, talvez não tenham consultado um grande jurista, nomeado pelo PT para o Supremo Tribunal Federal, hoje aposentado, ministro Ayres Britto, que disse que não há golpe. Não há golpe porque as instituições estão funcionando e investigando. O resultado disso? O legítimo processo democrático vai estabelecer”.